RNT - O Que Somos?

O que somos?  

     Rede de relacionamentos, pesquisa e ensino em Tanatologia que surgiu a partir do desejo de realizar um trabalho de interlocução entre estudiosos que trabalham direta ou indiretamente com o tema, ou interessados em conhecê-lo e estudá-lo, proporcionando um espaço de discussão com o intuito de difundir o conhecimento da Tanatologia.

O que é Tanatologia ?*

          A Tanatologia é uma ciência interdisciplinar que estuda a relação do homem com a própria morte e com a morte do outro, adquirindo corpo teórico com definição de conceitos e questionamentos para compreensão do comportamento humano em relação às perdas, luto e separação, levando-nos a refletir e debater sobre nossa própria finitude.

          O objeto de estudo da Tanatologia é compreender a relação do homem com a morte; qual o impacto deste evento na subjetividade humana, agregando não somente a morte física mas também a morte enquanto experiência simbólica, vivida em situações de mudanças. é também preocupação da Tanatologia a maneira como as pessoas reagem emocional e psicologicamente às perdas e quais mecanismos de defesa está utilizando para se readaptar a nova situação.

           No escopo das produções em Tanatologia são recorrentes temas como morte, perdas simbólicas, separação, processo do luto, qualidade de morte, eutanásia, bioética, aborto, estados vegetativos recorrentes, doenças sem possibilidades terapêuticas, assassinato, suicídio, fases da morte, dentre outros...

* Agradecimentos ao membro Fabiano Rocha Guimarães pela sugestão!